Palácio de Justiça (Gouveia)
Barbosa & Guimarães Arquitectos
© Arquivo Barbosa & Guimarães arquitectos - Imagem Sem Título
Memória descritiva
Gouveia, porta de entrada da serra da Estrela, vai ser servida por um novo Palácio da Justiça.
O terreno destinado para a sua construção localiza-se entre dois jardins públicos, no remate da rampa do Monte do Calvário, substituindo um edifício existente.
O projecto tira partido da demolição do edifício existente, que ocupava a totalidade do lote, para desenhar uma nova Praça, com escala e dignidade para receber o Palácio da Justiça.
Em diálogo com os muros de granito que definem a sua envolvente, a Praça assume-se como um envasamento de pedra, sobre o qual pousa o Tribunal.
O edifício, assente em quatro pilares, garante transparência e ligação entre os dois jardins que o delimitam a Norte e a Sul.
A dignidade e o simbolismo que um Palácio da Justiça deverá sempre ter é conseguido à custa do carácter monolítico e singular, que o volume em betão branco adquire, sobretudo na expressão dos seus alçados maciços, com vãos profundamente “escavados” suspensos sobre a praça.
Ficha técnica
Autores: Barbosa & Guimarães Arquitectos
Co-autores: Pedro Luís Martins Lino Lopes Guimarães
José António Vidal Afonso Barbosa
Colaboradores: Miguel Pimenta, Paula Fonseca, José Marques, Henrique Dias, Cristina Chicau, Luís Monteiro, Susana Machado, Teresa Aroso, Raúl Andrade, Pablo Rebelo, Paulo Lima, Filipe Secca, Mafalda Santiago
Projectos especialidade: Estabilidade Estruturas:
Alberto Teixeira
Instalações Hidráulicas:
Luís Veloso
Instalações Eléctricas:
RGA. Paulo Oliveira
Instalações de Rede de Gás e Avac:
RGA. Arnaldo Monteiro
Empresa Construtora:
José Coutinho S.A.
Localização: Gouveia