Edifício Vodafone (Porto)
Barbosa & Guimarães Arquitectos
© Arquivo Barbosa & Guimarães arquitectos - Casa Milà (La Pedrera), Antoni Gaudi
Memória descritiva
Em Julho de 2006, data do convite para o concurso de ideias do novo edifício da Vodafone passava na rádio, na televisão e nos jornais o seguinte slogan: “Vodafone Life, A Vida em Movimento”.
Esta frase reflectia e reflecte a atitude e filosofia da Vodafone.
Pensamos que o novo edifício deveria ser fiel a esta ideia, adoptando uma imagem dinâmica, transmitindo a sensação de movimento, desafiando a estática.
Indo buscar inspiração à pintura, à escultura e à fotografia, artes que já tinham resolvido este dilema, o edifício de escritórios, de desenho habitualmente linear, começa a transformar-se num corpo irregular, em desequilíbrio, com inúmeras faces em movimento.
A formalização deste conceito apoia-se no betão armado que, através da sua plasticidade, permite criar formas livres e irregulares, funcionando ao mesmo tempo como solução estrutural e acabamento exterior, criando uma forma una, um edifício monolítico, que confere coerência e unidade ao conjunto.
Ficha técnica
Autores: Barbosa & Guimarães Arquitectos
Co-autores: José Antonio Vidal Afonso Barbosa
Pedro Luís Martins Lino Lopes Guimarães
Colaboradores: Ana Campante, Ana Carvalho, Ana Mota, Daniela Teixeira, Eunice Lopes, Filipe Secca, Henrique Dias, Hugo Abreu, Nuno Felgar, José Marques, Miguel Pimenta, Pablo Rebelo, Paula Fonseca, Paulo Lima, Raul Andrade, Sara Caruso
Projectos especialidade: Estabilidade e Estruturas:
Afaconsult. Carlos Quinaz
Instalações Hidráulicas:
Afaconsult. Marta Peleteiro
Instalações Eléctricas:
RGA. Luis Fernades
Instalações Mecânicas:
RGA. Pedro Albuquerque
Empresa Construtora:
Teixeira Duarte
Director de Obra:
Pedro Coelho
Localização: Avenida da Boavista, Porto